6.1.07

"faça você mesmo!"

Foi assim. Cheguei lá e era uma daquelas semanas culturais que as escolas promovem na tentativa de motivar os alunos a gostarem mais de estudar ou coisa parecida.
Tava lotado. Um ginásio quente com dezenas de coisas acontecendo simultaneamente. De dentro, uma música me chamou a atenção. Conseguia distinguir a microfonia abusada e isso achei legal logo de cara. Entrei para conferir e um grupo de meninos e meninas assassinava "Lithium", do Nirvana - mais precisamente, três meninas e um menino entre 14 e 16 anos. A garota dos vocais berrava alucinadamente, a baterista tocava com força, o baixo parecia um enorme surdo daqueles de escola de samba e a guitarra desafinava assustadoramente. E mais: cada um parecia tocar uma música diferente. Um escândalo! Claro que quase todos os presentes faziam careta enquanto o diretor da escola parecia assustado e sinalizava para acabar a apresentação o mais rápido possível.
E a meninada no palco improvisado nem aí. A garota berrava mais e mais alto... cada vez mais. A música começava a crescer dentro deles. Não foi difícil perceber o óbvio, entre o riso de alguns e o escárnio de outros: a moçada tocava rock and roll no mais puro conceito "faça você mesmo!". Mais punk rock, impossível!. E foda-se a história do modismo ou consumismo de boutique, como diriam alguns ou quem sabe eu mesmo. Tinha raiva nos acordes, tinha fúria na voz da menina.
A voz rouca daquela garota - que me dava a impressão de ser tão forçada que talvez ela ficasse sem falar por dias e mais dias - ainda ecoa nos meus ouvidos. E logo eu, que volta e meia duvido das minhas convicções e do meu passado anarco-punk.
E é assim, com o ímpeto e a maravilhosa falta de bom senso dessa meninada que essa música barulhenta, agressiva e inconformista sobrevive e faz, a cada dia, novas vítimas. Como fez comigo um dia, me transformou no que eu sou e teima em não me libertar nunca mais.
Viva o rock and roll, meus amigos! E viva o delicioso impulso para a inconseqüência que tudo isso pode causar num indivíduo... tenha ele 14 ou 40 anos de idade, tanto faz.

Nenhum comentário: